A Maçonaria: “Sua grande missão é elevar, iluminar, impulsionar e redimir a humanidade”.
“A Maçonaria cumpre sua missão incansavelmente, com denodo, valor e perseverança. E sua doutrina é o amor. Não há ser no mundo que não melhore em algo sua alma enquanto ama outro ser, ainda quando se trate de um amor vulgar. E os que não deixam de amar não seguem amando senão porque é a mais divina e ao mesmo tempo a mais profunda virtude humana”. (Ir.’.Anselmo Quadros – Blog: “Trabalhos Maçônicos”)
“Fraternidade” é um termo oriundo do latim frater, que significa “irmão”. Por esse motivo, fraternidade significa parentesco entre irmãos. A fraternidade universal designa a boa relação entre os homens, em que se desenvolvem sentimentos de afeto próprios dos irmãos de sangue.
“Fraternidade” é o laço de união entre os homens, fundado no respeito pela dignidade da pessoa humana e na igualdade de direitos entre todos os seres humanos.
Dioclécio Campos Júnior, Professor Emérito da Universidade de Brasília, Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Mestre e Doutor em Pediatria, ambos pela Universite Libre de Bruxelles, define a “Missão do Médico”:
“Ser médico é colocar experiência e intuição a serviço de ser humano abalado por doença que lhe esvazia a sensação de segurança existencial. É prover o melhor cuidado disponível em seu tempo e respectivo lugar. Defender a vida como valor supremo, mas respeitar a morte como desfecho natural de um ciclo biológico que se encerra”. (…)
“Ser médico é fundir saberes e sabedorias no exercício de tão antiga quanto nobre profissão. É ter o olhar sereno que transmite energia vivificante. Pulsar no ritmo intenso da luta contra o tempo sem perder de vista os limites inexoráveis de duração do ser”. (…)
“Ser médico é combinar humanismo e estoicismo na medida necessária à percepção equilibrada da dor alheia para mitigá-la ou fazê-la desaparecer”.(…)
“Ser médico é trabalhar o âmago espiritual do paciente, produto de culturas diversas, eivadas todas de peculiaridades comportamentais que atuam como mecanismos psicossomáticos, tanto da gênese quanto da cura de enfermidades”.
“Ser médico não é ser divino nem eterno. Apenas humano e terno”.
Francisco Candido Xavier, há décadas, em colóquio íntimo com o autor, após questionado sobre o que significa ser médico diante da Espiritualidade, afirmou: “Médico, é o ser que recebeu dos Planos Maiores da Vida o direito de interferir no destino de seus irmãos encarnados, curando e/ou aliviando…”
União é o ato ou efeito de se unir duas ou mais partes distintas. Uma união pode acontecer de diversas formas, como a ligação ou combinação de esforços e pensamentos para um bem comum, por exemplo.
Meu Ir.’., compreende, agora, a missão da AMEM – Associação de Médicos Maçons?
Seja bem vindo… Junte-se a nós…
Ir.’. Alfredo Roberto Netto