AMEM-BRASIL na Camara de Deputados e CFM em Brasília

No dia 07/12/2016, quinta-feira, o Presidente da AMEM em companhia do Diretor Jurídico da sociedade, Ir.’. Ademar Távora Neto, estiveram em Brasília para audiência com o Ir.’. e Deputado Federal Antonio Goulart objetivando o encaminhamento do Projeto de Lei (PL) que determina a criminalização da agressão aos médicos e profissionais de saúde no exercício da profissão, uma das principais bandeiras da AMEM.
Segundo o Deputado Ir.’. Goulart, haverá dois encaminhamentos do PL: a primeira , via emenda no projeto de alteração do Código Penal, onde ele é membro da Comissão; a segunda, via Projeto de Lei, onde seguirá a tramitação normal.

Ir.’. Ademar Távora Neto, Ir.’. Deputado Antonio Goulart e Ir.’. Alfredo Roberto Netto

Apresentou-se ao nobre Deputado os elementos que fundamentam a presente solicitação, onde pesquisa divulgada pelo CREMESP – Conselho Federal de Medicina de São Paulo, no Editorial do “Jornal do CREMESP” de nº 327 de julho de 2015, sete de cada 10 médicos já passaram por algum tipo de violência durante o exercício profissional. Destes, 63% relataram agressão psicológica, 10% física, e 4% vivenciaram algum tipo de cyberbulling. Quanto mais jovem o profissional, maior o registro de ataques, além da evidência de que as mulheres são as vítimas preferenciais.
A veracidade desta estatística é por nós constatada rotineiramente, visto atuarmos profissionalmente em dois hospitais públicos na periferia de São Paulo, um deles Hospital Escola da Faculdade de Medicina do ABC.
Seguramente, o caos da Saúde brasileira, exposto na realidade dos Hospitais sucateados, na eliminação de milhares de leitos hospitalares a título de economia, a falta de um plano de carreira para os médicos e de seus baixos salários, dos valores pífios e irrisórios pagos pelo SUS às Instituições, além do despreparo dos profissionais mais jovens formados pela inadvertida abertura de inúmeras faculdades de Medicina, sem a capacidade mínima de formação ideal destes profissionais, somado a uma campanha sistemática de formação de opinião popular de que a falta de médicos é a causa responsável pelos problemas da Saúde no Brasil, são alguns dos vetores que geram animosidade social que resulta nos fatos de violência já relatados.
Na sequência, a Diretoria da MEM-BRASIL dirigiu-se à sede do CFM – Conselho Regional de Medicina, onde foram cordialmente recebidos pelo seu Presidente Dr. Carlos Vital, onde se solicitou e alcançamos o apoio deste órgão classista ao PL citado.

Ir.’. Ademar Távora Neto, Dr. Carlos Vital – Pres. CFM e Ir.’. Alfredo Roberto Netto

Vale lembrar que a aprovação deste Projeto de Lei trará proteção e benefícios não somente aos médicos, como também a todas as demais classes profissionais que trabalham na saúde.
A partir de agora, será fundamental a nossa articulação juntos aos nossos pares, para se mobilizarem em seus Estados e Regiões, perante aos Deputados Federais, solicitando somarem seu apoio ao trabalho do Deputado Goulart na tramitação do referido projeto, fato este de extrema necessidade para o sucesso da empreitada.
Agora é a parte de cada um.
É assim, entendemos, que somando o trabalho de cada um de nossos associados, cada qual em sua área de influência, é que alcançaremos nossos objetivos.