Nota de Repúdio

A AMEM-BRASIL – Associação de Médico Maçons Brasil – vem a público manifestar seu repúdio às manifestações do Ministro da Saúde Ricardo Barros referente ao trabalho dos profissionais médicos que trabalham na saúde pública.

Engenheiro Civil de profissão, defensor do “Programa Mais Médicos”, dos médicos cubanos e médicos formados no exterior sem o exame de avaliação profissional “Revalida”, agora Ministro da Saúde, evidencia seu despreparo para a pasta que administra.

A Saúde Pública é um problema crônico no Brasil e assim considerada como um dos principais problemas das últimas administrações. Quando justificativas são oriundas dos órgãos responsáveis, é comum observar exposições atenuantes de verdades veladas que minimizam a gravidade da realidade, levando-nos acreditar que a solução é simples e de fácil execução.

Seguramente, o caos da Saúde brasileira, exposto na realidade dos Hospitais sucateados, na eliminação de milhares de leitos hospitalares a título de economia, na falta de um plano de carreira para os médicos e de seus baixos salários, dos valores pífios e irrisórios pagos pelo SUS às Instituições, além do despreparo dos profissionais formados pela inadvertida abertura de inúmeras Faculdades de Medicina, sem a capacidade mínima de formação ideal destes profissionais, somado uma campanha sistemática de formação de opinião popular o médico é a responsável pelos problemas da Saúde no Brasil.

O território da política nacional sofre as consequências de um abalo sísmico de elevada intensidade e grandes proporções, com origem na malversação do erário em detrimento da lei, da moral e do desenvolvimento sustentável.

Desejamos que o atual Ministro da Saúde reveja sua posição, publicamente, e se assessore de profissionais técnicos competentes e conhecedores da realidade da Saúde Pública do Brasil.