XIIIº ENCONTRO PRESENCIAL E ASSEMBLÉIA GERAL DA AMEM-BRASIL EM 13 DE ABRIL DE 2019

Caros IIr.’.

Trazemos abaixo o resumo dos acontecimentos ocorridos no XIIIº Encontro presencial AMEM, para conhecimento de todos.
Reunidos na sede da GLESP, tivemos a presença de inúmeros IIr.’., poucos é verdade, mas os realmente interessados no trabalho e atividades de nossa Associação.
Inicialmente foi colocado pra análise dos IIr.’. o Projeto de Lei (PL) AMEM/Goulart de nº 6.749/16, em fase final de sua tramitação, com parecer favorável de seu Relator, o Deputado Federal e Ir.’. Hiran Gonçalves, aguardando apenas ser pautado para primeira votação em plenário, e a surpresa do apoio recente do CFM e CRMs do Brasil para o mesmo, com o esquecimento da sua origem intelectual por nossa sociedade. Isto motivou ofício recente encaminhado à Presidência do CFM, Dr. Carlos Vital, e já de conhecimento de todos.
Foi lembrado que, inicialmente, o PL foi indicação do então Deputado Federal e Ir.’. Antonio Goulart (não reeleito), mas agora sob a tutela do Deputado Federal, e também Ir.’., Hiran Gonçalves, que gentilmente abraçou nossa causa.

O Presidente AMEM expondo sobre o PL 6/749/18

Na sequência, tivemos a palavra das Coligadas, com o resumo de suas atividades em sua regiões, demonstrando o crescimento, lento mas seguro, da AMEM pelo Brasil,

Ir.’. Roberto Resende – Coligada/ Mato Grosso
Ir.’.  Nery Mesquita – Coligada/Goiás

Após as apresentações, tivemos um farto “coffe-breack, onde a confraternização entre o IIr.’. foi por demais ampliada e divertida. Na sequência, tivemos brilhante exposição da advogado Tatiana Perez, onde discorreu sobre o tema “Desvendando os Segredos da Aposentadoria na Área da Saúde”, seguido de inúmeros questionamentos pelo interesse que despertou nos presentes.

A massificação de Faculdades de Medicina e o volume de profissionais lançados ao mercado anualmente, somados às dificuldades monetárias da população, consequentemente, acarreta um futuro inseguro a estes profissionais quanto à sua manutenção, no que tange à sua maturidade e sua aposentadoria. A Medicina não mais garante uma velhice segura, em termos econômicos, aos seus profissionais, muitas vezes obrigando-o a trabalhar até o final de seus dias.

Por esta razão, fundamental é conhecer o que a Lei nos faculta… Foram abordados os temas:

Tipos de aposentadoria

• Aposentadoria por tempo de contribuição;

• Aposentadoria por idade;

• Aposentadoria especial;

• Revisão de aposentadoria.

Regras e requisitos

• Regime Geral (INSS);

• Regime Próprio (Estatutário)

Dra. Tatiana Peres – Advogada