A Nova Fase dos Trabalhos/AMEM

Desde a sua fundação, são alguns dos objetivos da AMEM-Brasil:

a) Contribuir para a elaboração da política de saúde e aperfeiçoamento do sistema médico assistencial do país e maçônico, realizando acordos, convênios ou parcerias com pessoas jurídicas, pública ou privada, nacional ou estrangeira, desde que compatíveis com os princípios basilares maçônicos;

b) Orientar a família maçônica quanto aos problemas da assistência médica, preservação e recuperação da saúde;

c) Utilizar de todos os recursos de comunicação a seu alcance para promover e divulgar conhecimentos humanos, em especial aqueles ligados à Maçonaria, à saúde e aos médicos;

d) Promover, quando possível, planos securitários e previdenciários para os filiados associados e à família maçônica;

Hoje, passados quase sete anos de sua fundação – 06 de outubro de 2012 – e melhor estruturada em algumas regiões (Coligadas), trabalhos efetivos de prestação ou auxílio de serviços médicos já se apresentam.

Podemos citar a Coligada de Goiás que vem buscando auxiliar diferentes setores da Saúde local, como por exemplo, intervindo no acesso aos poderes constituídos para socorro de entidades já constituídas e de caráter filantrópico. Recentemente, por atuação de sua diretoria, liderada pelo Ir.’. Syd de Oliveira Reis, dois Hospitais de tratamento de Câncer e um Psiquiátrico (sem vínculos com a Maçonaria), foram recebidos pelo Ministro da Saúde, buscando socorro e adequação de suas estruturas para melhor servir as pessoas de seu Estado, fato este inusitado na região.

A coligada da Paraíba, recém fundada e sob a presidência do Ir.’. Alysson Henrique, já se apresenta com a proposta do “Projeto Irmão de Sangue”, um bem organizado projeto de busca e manutenção de doadores de sangue, para socorro das instituições hospitalares de seu Estado.

Há alguns meses atrás, por ação da AMEM-Brasil, por muito pouco a Grande Loja Maçônica de São Paulo não adquiriu estrutura hospitalar completa com 150 leitos na Capital de São Paulo, para atendimento da família maçônica, oportunidade perdida para outra instituição hospitalar, particular (Hospital Oswaldo Cruz – Hospital Alemão), cuja oferta e forma de pagamento suplantou a da GLESP.

Sabemos, também, de outras regiões que estudam embriões de policlínicas para atendimento acessível aos IIr.’. e seus dependentes.

Isto representa e demonstra que AMEM-Brasil não só vem promovendo o aculturamento maçônico de seus associados, como também os estimula à prática de seus elevados princípios humanitários, cumprindo assim, sua finalidade estatutária e existencial.